Laboratório de Estudos Interseccionais da Linguagem e do Desenvolvimento Humano

Seção 5 – Unidades

 

 

   Nas aulas de notação científica foi feita referência ao atleta Bolt pela sua performance no atletismo, sabendo que o assunto relacionado à velocidade já tinha sido discutido em sala de aula. Marquei com um professor de educação física uma aula em conjunto, em que levamos os alunos para a quadra de esportes e para abordarmos o conteúdo velocidade escalar média. O professor de educação física levou um cronômetro, uma trena e iríamos juntar a educação física com a física. No dia da aula, o professor Gavião e eu convidamos a turma para ir até a quadra até a quadra. Os alunos ficaram surpresos, ninguém entendeu nada.

   Quando chegamos à quadra, pedimos que os estudantes marcassem dois pontos distantes um do outro e que medissem a distâncias entre eles da melhor maneira possível, inicialmente não demos instrumentos de medidas. Eles então mediram com passos, outros com a palma da mão, um estudante perguntou se podia medir por mochilas, dissemos que podia, mas ele tinha que apresentar a medida com número e unidade e assim ele fez. Todos conseguiram fazer as medidas, procurei discutir com eles a necessidade que temos de medir no dia a dia e que de certa forma todos nós podemos criar uma unidade de medida e que o Sistema internacional de Unidades (SI) existe justamente para organizar a vida da comunidade científica e a vida cotidiana.

 

Translate »
Skip to content