Laboratório de Estudos Interseccionais da Linguagem e do Desenvolvimento Humano

AS SITUAÇÕES EXISTENCIAIS

 

 

Neste item apresenta-se situações vivenciais que representam a a minha prática, o meu encontro com um grupo de alunos em um espaço-tempo determinado. Porém, é essa narrativa, tal como propõe Freire (1983), que pode promover interrogações na prática de vários outros professores.
A perspectiva é que a narrativa do outro interpele a prática naturalizada de tantos outros professores, tal como a narrativa de uma obra literária que, pela concretude das vivencias apresentadas, permite que o leitor se desloque de suas posições subjetivas promovendo assim mudanças em suas posições.
Nesta seção, descrevemos as aulas referentes aos conteúdos:
– Método científico: o objetivo foi estudar a investigação experimental e a linguagem matemática no processo científico e o Sistema internacional de unidades e notação científica;
– Cinemática escalar: o objetivo foi estudar um fenômeno muito presente em nosso cotidiano: o movimento, que é considerado uma das primeiras áreas de estudo da chamada Ciência moderna. Foi com o estudo do movimento que Galileu e outros cientistas exercitaram os instrumentos que se tornaram a marca registrada dessa Ciência: os experimentos controlados e a expressão deles por meio da linguagem matemática. Nessa etapa foram formalizados alguns conceitos ligados ao movimento, como posição, trajetória, espaço percorrido e velocidade média, os alunos deverão ser capazes de diferenciar o movimento uniforme e o movimento uniformemente variado.
– Leis de Newton: o objetivo foi estudar o conceito de força como uma grandeza vetorial: força peso, normal, atrito, de resistência do ar e força resultante, plano inclinado, diferença entre forças de campo e de contato. O aluno deverá compreender e perceber a evolução histórica do conceito de inércia, princípio fundamental da dinâmica, princípio da ação e reação, aplicações das leis de Newton, sistemas de corpos, forças no movimento circular.

 

Translate »
Skip to content