Laboratório de Estudos Interseccionais da Linguagem e do Desenvolvimento Humano

Seção 4 – Potências de dez

Como em outras aulas os assuntos relacionados a astronomia foram dominantes, para iniciarmos o assunto relacionado com potência de dez e notação científica, foi utilizado mais uma vez um filme da série cosmos que tem como título “De Pé na Via láctea” MACFARLANE e DRUYAN. < https://www.xn--documentriosonline-5rb.blog.br/2014/04/cosmos-episodio-05-um-ceu-cheio-de.html>) .

), como forma de contextualizar conceitos relacionados à notação científica e à potência de dez.

Naquela aula, tivemos uma movimentação diferente, pois outras pessoas, que não eram da turma, se interessaram em assistir ao filme e no final acabaram participando dos debates. Depois da exibição do filme os alunos ainda estavam humorados, e ninguém tinha dormido, isso já foi uma vitória, alguns alunos comentaram sobre o tamanho da galáxia e o quanto somos pequenos perto do Cosmos, o tempo que a luz do Sol demora para chegar no planeta, a velocidade da luz. Alberto[1] um aluno mais falante que os outros disse em alto e bom som atleta Bolt se acha muito rápido é porque ele não conhece o poder da velocidade da luz, risadas na turma, a fala do aluno me despertou para o assunto unidades que será tratado mais adiante. Belo parte desta turma e, quando resolve falar, mostra o seu novo interesse pelas aulas, pelo professor e menos rebelde se coloca de maneira melhor perante a turma. Belo é um aluno ausente e descompromissado com as aulas. Segundo Belo, ele não vê futuro na escola, ele quer fazer Universidade, mas não se acha capaz de realizar as provas.

Durante as conversas na sala de aula, percebi que o aluno gostava de astronomia e que os outros alunos também gostavam de falar sobre as estrelas e galáxias. Assim, a partir dessa conversa, conseguimos falar sobre: medidas, notação científica, potência de dez, velocidade escalar media, força gravitacional, que são assuntos que contemplam os conteúdos de NEJAA aluna Joseane[2] falou sobre a detenção do poder da igreja católica e eu acabei puxando o assunto sobre Geocentrismo e heliocentrismo, como temos alguns alunos religiosos na turma acabamos falando sobre o poder da igreja católica em defender o geocentrismo como modelo teórico dominante entre os séculos III ao IV eu mudei um pouquinho o assunto pois eu não me sentia preparado para falar sobre religião pois não era o meu objetivo e daí discutimos ainda o fato da ciência não estar pronta e acabada e do tempo que ela demora para ser modificada. Como o assunto astronomia foi pertinente eu aproveitei para comentar sobre o geocentrismo e o heliocentrismo até apresentar para que eles que o nosso sistema solar está inserido em uma galáxia chamada Via-Láctea e que por sua vez está inserida no cosmos e que o nome dado a todos essas coisas e dada pelos nossos antepassados, que fazem parte da construção da nossa história enquanto seres humanos e é esta a nossa diferença para as outras espécies nós temos história e que a ciência muda com a evolução dos pensamentos da ciência e da tecnologia. Dito isto peguei algumas cenas do filme que mostravam o comprimento da Via láctea e as enormes distâncias que deveríamos percorrer na velocidade da luz para irmos de uma ponta a outra e a necessidade de escrevermos as medidas em notação científica.

O ‘problema’ desse tipo de aula é que ela tem um início, mas você nunca fica certo para onde ela vai, só se sabe que muitos assuntos serão discutidos e de uma certa forma você tem que estar pronto para eles, um professor que somente narra as suas aulas, que é autoritário sem ser autoridade no assunto, dificilmente estará preparado para essas aulas, como diria Freire.

Na aula seguinte, escolhi pequenos textos relacionados ao estudo do universo, nesses textos mantive algumas medidas em notação científica, como por exemplo 9,5.1012 km, e outras medidas foram alteradas de maneira que não ficassem em notação científica. Tomei o cuidado de alterar o texto e colocar as medidas fora da regra de notação científica por exemplo9 500 000 000 000 km. Tive o cuidado apenas de chamar a atenção dos alunos para que eles percebessem algumas medidas encontradas na natureza que são muito grandes e outras que são muito pequenas e a maneira que o mundo acadêmico encontrou para escrever essas medidas em um padrão que é adotado no mundo todo. A intenção final deste trabalho era fazer os alunos perceberem que de certa forma que algumas das observações realizadas pelos pesquisadores, em um determinado momento, se perdem se não forem quantificadas e é nesse sentido que a matemática ganha importância, muitos dos dados coletados nas Ciências da Natureza e suas tecnologias só ganham sentido quando quantificados com um sistema de unidades.

[1] Nome fictício dado ao aluno do NEJA 2

[2] Nome fictício dado à aluna do NEJA 2